O desenvolvimento de sistemas inteligentes na rede elétrica deve ganhar um aporte de aproximadamente US$ 200 bilhões no mundo inteiro até 2015. É o que prevê um relatório divulgado pela consultoria Pike Research.
Os investimentos surgirão dos governos de diversos países e também de usuários comuns, diz a pesquisa. Os Sistemas Inteligentes incluem projetos que visam utilizar a energia elétrica da melhor maneira possível. Ou seja, contadores inteligentes de energia solar e automação, por exemplo.
Atualmente existem até aparelhos eletrônicos com consumo inteligente de energia, oque é muito importante para nosso planeta. Um exemplo disso são as TVs e monitores lcd com painel ips, que garantem economia de energia de 30% em média, devido ao dispositivo de ajuste de brilho automático, que funciona conforme a claridade ambiente.
De acordo com o relatório também, quatro passos serão essenciais para o mercado de sistemas inteligentes crescer na rede elétrica das cidades: melhorar a confiabilidade e segurança dos serviços; melhoria dos custos e da eficiência operacional; fonte de geração de energia; e redução do impacto ambiental causado pelos sistemas elétricos.
Dos US$ 200 bilhões investidos, o estudo prevê que 84% serão destinados para tecnologias de automação. Outros 14% em sistemas de medição para análise do consumo de eletricidade, gás e água, e 2% para a produção de carros elétricos.
É se por um lado tem tvs q economnizam energia e q todos deveriam adiquerir, tem tvs como as de plasma q deveria sair de circulação pq gasra muita energia.