As MEDIDAS do iPad são um pouco maior. O dispositivo da Apple tem uma tela de 9,7 polegadas; já a do tablet da Samsung é menor, com 7 polegadas. A espessura dos dois é praticamente a mesma, com diferença de alguns milímetros apenas. O Galaxy tem quase metade do peso do concorrente, com 380 gramas; o dispositivo da Apple pesa 730 gramas. Ou seja, basta passar alguns minutos com o aparelho nas mãos para sentir a diferença. Apesar da tela menor, no quesito conforto o Galaxy sai na frente.
A diferença dos DISPLAYS também é notória. Além do tamanho, a resolução do iPad também é maior: 1024 x 768 pixels. Os dois dispositivos são sensíveis à luz e ajustam o brilho conforme o ambiente. Em 16:9, a tela de 7 polegadas do Galaxy atinge a resolução máxima de 1024 x 600 pixels. Ambos possuem tela de LCD, mas o backlight de LED do iPad permite melhor visualização de diferentes ângulos, cores e contrastes devido ao painel LCD IPS, que tem maior taxa de contraste, deixando as cores mais vivas e nitidas, ângulo de 178° que permite a visualização em vários ângulos sem distorção nem queda de qualidade da imagem e tons de preto mais fortes. Ponto para o iPad.
Os dois tablets podem se CONECTAR à Internet por 3G e Wi-Fi. Ambos também tem conexão Bluetooth, ainda que a Apple restrinja bastante a funcionalidade dessa opção. A grande diferença do Galaxy aqui é que ele também faz ligações telefônicas. Apesar de ser um “celular” meio grandinho, ele pode fazer chamadas em viva voz ou até vídeo chamadas – já que tem câmera, algo inexistente no iPad. Além disso o tablet também pode enviar e receber mensagens SMS: dois a um para o Galaxy.
O iPad está disponível em três versões com diferenças na MEMÓRIA: 16, 32 e 64 GB de interna. O Galaxy só existe em 16 ou 32 GB, apesar disso, o dispositivo da Samsung possui uma entrada para cartão micro SD para expandir essa memória, podendo chegar também até os 64 Giga. Empate técnico.
A BATERIA do Galaxy agüenta até 7 horas exibindo um filme. No iPad, a autonomia é de 10 horas. E não é surpresa, uma vez que o Galaxy é menor e mais leve, ou seja, menos espaço para a bateria. A questão é que o iPad tem muito mais chances de sobreviver a um dia inteiro sem precisar ser recarregado. Mais um ponto pro iPad.
Tecnicamente, em relação à PERFOMANCE é difícil comparar os dois tablets. Ambos apresentam processador de 1GHz – o iPad com o chip A4, da própria Apple, e o Galaxy com o Cortex A8, da ARM. A grande diferença é o sistema operacional dos aparelhos: enquanto o iPad usa o iOS 4, o Galaxy é baseado no Android 2.2. Os dois têm funções parecidas, mas na prática, o iPad parece bem mais rápido. Mas uma coisa que ainda desagrada muita gente da Turma da Maçã é a questão de não suportar Flash, impossibilitando assim o acesso a muitos sites e vídeos. Para bater de frente, o Galaxy incorporou o suporte ao Flash no seu dispositivo. Entre pontos positivos e negativos, mais um empate entre os rivais.
Este detalhe é delicado, já que mexe com o nosso bolso. O modelo mais básico do iPad, com conexão Wi-Fi, sem 3G e 16 GB de armazenamento, fica com o PREÇO de 1600 e 1800 reais. O Galaxy é um pouquinho mais caro e está sendo vendido por cerca de 2200 reais. Ponto para o iPad de novo!
Talvez possamos definir o Galaxy como um pequeno iPad rodando Android. Os dois tablets são bastante equivalentes. Apesar da câmera, da TV, do telefone e do suporte ao flash, seria praticamente impossível convencer os fanáticos pela Apple a trocarem seus iPads; mesmo porque eles rebateriam dizendo que o design é incomparável e a Apple Store oferece muito mais aplicativos. Mas o Galaxy é um forte concorrente e talvez se aprimorar sua câmera e deixar seu sistema um pouquinho mais rápido, defina de vez a partida.
Fonte da pesquisa: http://olhardigital.uol.com.br/