Produção “ecológica” de energia

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010 7 comentários



A China vai construir até o fim de 2011 uma base de energia solar com capacidade de produção de 500 megawatts. Desenvolvida pela companhia Canadian Solar, a planta ficará localizada em Baotou, na Mongólia.
O acordo garante à empresa canadense carta branca para projetar, manter e operar a instalação. O projeto será desenvolvido em três fases, a primeira parte começará em setembro e será composta pela construção de uma planta com capacidade para gerar 100 megawatts de energia fotovoltaica. A segunda parte inclui a construção de outras duas bases que deverão produzir 200 megawatts cada uma. A previsão para o término do projeto é para o fim de 2011.
A produção ecologicamente correta de energia está cada vez maior, em função da crescente preocupação das pessoas com o meio ambiente. Acompanhando essa tendência, grandes empresas também estão se preocupando em lançar produtos ecológicos, como exemplo temos as tvs e monitores lcd com painel ips, que ajustam o brilho da imagem automaticamente e consomem cerca de 30% a menos de energia com isso.

Desafios para TV 3D

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010 7 comentários


Parece que todo mundo na indústria eletrônica está achando que a tecnologia 3D já é um sucesso, pois mais da metade dos dez filmes de maior bilheteria nos cinemas americanos em 2009 foram exibidos em 3D, daí o pensamento geral de que esse êxito irá se transferir automaticamente para as residências. E, sem dúvida, essa tecnologia é superior àquela que vem sendo usada desde meados do século passado.
Bem, podem me chamar de pessimista, mas acho esse entusiasmo prematuro. Para mim, levar 3D para a sala de estar será um enorme desafio, e por três razões principais: falta de conteúdo disponível, preço elevado e a necessidade do uso de óculos. Por isso, na minha opinião, a melhor opção de compra no momento continuam sendo as TVs LCD de alta definição, principalmente os modelos com painel ips, que possuem uma série de diferenciais, como o dispositivo que ajusta o brilho da imagem de forma inteligente, por exemplo.
Tenho a impressão de que 3D vai ficar apenas como uma tecnologia de nicho, restrita aos early adopters, pelo menos no futuro próximo. Provavelmente, não será um fracasso à la Hindenburg ou HD-DVD, será mais como SACD ou DVD-Audio, outros "grandes formatos" que nunca decolaram.

Aparelhos “verdes”

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 4 comentários



Como parte do programa GreenHeart, a Sony Ericsson aumentou o seu time de smartphones ecologicamente corretos. A companhia lançou, no dia 02 de fevereiro, o aparelho Aspen, produzido a partir de materiais reciclados.
O gadget verde conta com conexões Wi-Fi e 3G, além de ter câmera de 3,2 megapixels, tela sensível ao toque e teclado QWERTY. O smartphone comporta o sistema operacional Windows Mobile 6.5.3 e ainda tem GPS e Bluetooth. Nada mal, não é mesmo?
De acordo com a fabricante, o celular começará a ser vendido a partir do segundo trimestre deste ano, nas cores branca ou preta. O valor do device ainda não foi divulgado pela empresa.
Outro tipo de aparelho eletrônico “verde” indicado aos consumidores que valorizam esse tipo de produto, são as TVs lcds com painel ips, capazes ajustar o brilho da imagem automaticamente, de acordo com a claridade ambiente.
Esse diferencial garante economia de energia de 30% em média em relação a outros modelos de tv e pode tornar sua conta de luz mais agradável, além de contribuir para a preservação dos nossos recursos naturais.

Ipad – Evolução do Ipod - Reproduz vídeos de alta definição

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010 4 comentários



De acordo com a Apple, qualquer tipo de conteúdo, como filmes e seriados de TV, pode ser reproduzido na tela sensível ao toque de 9,7” do iPad, seja por meio de transferência de arquivos, visualização no YouTube ou de download na loja iTunes
Para melhor visualização das imagens, é possível definir o aspecto de apresentação na tela entre widescreen e full screen. Com aproximadamente 700 gramas e 1,2cm de espessura, o aparelho tem capacidade para armazenar entre 16 GB e 64 GB de dados digitais.
Além de utilizar o display IPS que deixa a definição com aspecto melhor ainda, sem contar que tem o ângulo de visão de 178°x 178° que possibilita ver a imagem mesmo que esteja de lado,
Oferece processador Apple A4 (de 1GHz), teclas virtuais na tela e conectividade para um teclado externo da marca. O acesso à internet é feito por uma rede Wi-Fi ou via conexão 3G (no caso do modelo de 64GB) e a bateria tem 10hs de duração, de acordo com a empresa.
Não confunde a comparação de Iphone gigante como iPod gigante, vamos dizer que o Ipad é um Ipod gigante.

Notebooks “verdes”

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 7 comentários




A Acer e o Greenpeace lançaram, no dia 15 de janeiro, dois notebooks ecologicamente corretos. Os modelos Aspire 3811TZ e Aspire 3811TZG dispensam em sua fabricação o uso das substâncias tóxicas policloreto de vinila - PVC - e retardadores de chama bromados - BFR.
De acordo com a fabricante, os dois aparelhos são produzidos para ter um painel com baixo consumo de energia, ao contrário das tvs e monitores com tela de plasma, e também possuem componentes que podem ser reciclados. Os notebooks utilizam a tecnologia Intel ULV - ultra low voltage - e o processador Core 2 Duo permite vida maior às baterias.
A cada trimestre, o Greenpeace emite o relatório “Guide to Greener Electronics”, que indica quais são as empresas de eletroeletrônicos mais verdes em todo o mundo. Na última pesquisa realizada, no início da semana, a Acer ficou apenas na 12ª colocação, num ranking com 18 empresas.

 
No Stress Games © 2011 | Theme Name: Game Madness - Modificado por: Leandro Andreaci